PARA LER: ACOLHIMENTO
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Para ler

 

OUTROS SITES

Projecto Adélia, Parentalidade Positiva, Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Acolhimento familiar, informação importante e útil sobre acolhimento familiar do Instituto Geração Amanhã, no Brasil.

Center on the Developing Child, Universidade de Harvard, investigação sobre o impacto do trauma e da negligência no cérebro.

Child Welfare Information Gateway, pertence ao Children’s Bureau, Administration for Children and Families, do U.S. Department of Health and Human Services, e oferece acesso a publicações e recursos que ajudam as famílias.

American Academy of Pediatrics, site com acesso a documentos simples que podem ajudar pediatras, pais e psicólogos a compreender melhor os efeitos do trauma no cérebro. 

Acolhe Brasil, uma plataforma com informação, cursos, etc. sobre o acolhimento familiar.

Creating a Family, conselhos sobre adopção e acolhimento, com vídeos, podcasts e cursos para pais, assistentes sociais, familiares e amigos.

The Karyn Purvis Institute of Child Development procura ajudar crianças que sofreram os efeitos de um trauma, de abusos ou negligência, conduzindo pesquisas que ajudam a compreender as necessidades emocionais complexas destas crianças e que procura auxiliá-las a ultrapassar desafios sociais, comportamentais e emocionais.

The Feeding Doctor, conselhos sobre alimentação e nutrição, como evitar batalhas de controlo e ter melhores refeições.

La aventura de convertirse en familia, Biblioteca online sobre temas de adopción. Acesso a livros sobre adopção.

TESTEMUNHOS
ENTREVISTAS
FICHAS DE APOIO
OUTRAS FICHAS DE APOIO (DISPONÍVEIS EM PORTUGUÊS EM BREVE)
FICHAS DE APOIO SOBRE ADOPÇÃO

*As crianças que chegam à adopção e ao acolhimento familiar não são muito diferentes entre si. Por isso, apesar de as seguintes fichas de apoio terem sido pensadas para a adopção os acolhedores podem encontrar nelas informação relevante para o acolhimento familiar. Não deixem de as ler.

CHECKLIST

Dificuldades e desafios (aprenda a conhecer melhor a sua criança), Spaulding Foundation.

LIVROS IMPORTANTES

Kim Phagan-Hansel, A Foster Parenting Toolbox, s.l.: EMK Press, 2012.

De que precisa para responder às necessidades das crianças sob seus cuidados? Cada criança será única e precisará de um conjunto diferente de ferramentas na sua caixa. A Foster Parenting Toolbox possui 464 páginas de informações úteis. Mais de 100 pais adoptivos nas trincheiras, assistentes sociais, assistentes sociais, CASAs, GALs e juízes contribuíram para que este livro possa ajudar todos os membros da equipa da criança a entender e trabalhar melhor com as crianças confiadas aos seus cuidados, desde vinculação até trauma e abuso, disciplina, ferramentas escolares, etc.

Therese Accinelli, My Lifebook Journal: A Workbook for Children in Foster Care, s.l.: LMFT, 2008.

O acolhimento residencial ou familiar força as crianças a lidarem com mudanças difíceis sobre as quais têm pouco ou nenhum controlo. Precisam de aprender a adaptar-se rapidamente a uma família diferente, a um novo conjunto de regras e, possivelmente, a uma nova escola e comunidade – quase a uma vida inteiramente nova. Essas mudanças podem ser avassaladoras para as crianças e causar tristeza, medo e raiva. My Lifebook Journal sugere actividades simples, pensadas para o ensino de crianças que foram adoptadas ou vivem em acolhimento, que lhes permitem identificar as pessoas em quem podem confiar e a aprender a lidar com sentimentos de raiva e tristeza.

The A-Z of Therapeutic Parenting: Strategies and Solutions

Este livro descreve comportamentos comuns em crianças que têm dificuldades de vinculação e/ou que sofreram experiências de trauma durante a infância, sugerindo formas práticas e simples de lidar com cada desafio (desde comportamentos agressivos às dificuldades para dormir).

Karyn B. Purvis, David R. Cross, Wendy Lyons, The Connected Child: Bring Hope and Healing to Your Adoptive Family, NY: McGraw and Hill, 2007.

Escrito por psicólogos que se especializaram em adopção e vinculação, The Connected Child transformou-se num livro fundamental para as famílias que adoptam e acolhem crianças, ajudando os pais a lidar melhor com problemas comportamentais, a disciplinar a criança sem que ela se sinta ameaçada e a criar laços de afecto. Apesar de ser pensado para pais adoptivos, o livro tem muitas ferramentas que podem ajudar as famílias de acolhimento. 

No contexto português, em que muitas famílias ainda crêem que «uma palmada nunca fez mal a ninguém», este livro é fundamental, pois ajuda a perceber como a aplicação de um certo tipo de disciplina em crianças que sofreram traumas não só não ajuda a criar laços, como muitas vezes piora o seu comportamento. Os autores focam-se na descrição de soluções firmes, sem trazer ao de cima traumas passados, reforçando-se assim a ligação saudável entre pais e filhos/as.

Vera Fahlberg, A Child’s Journey Through Placement, s.l. Jessica Kinsley Publishers, 2012.

Um guia prático e perspicaz, que dá recursos e ferramentas valiosas para assistentes sociais, profissionais de adopção, pais adoptivos e em acolhimento. Descreve a importância da vinculação e da separação, os estágios de desenvolvimento específicos das crianças adoptadas e fornece conselhos diretos sobre como minimizar o trauma. O livro também apresenta conselhos práticos sobre como gerir o comportamento e trabalhar com as crianças, além de apresentar estudos de caso e exercícios que oferecem oportunidades para aprendizagem adicional.

Deborah Gray, Attaching in Adoption: Practical Tools for Today’s Parents, London: Perspectives Press, 2002.

Este clássico sobre adopção é um guia detalhado e útil para futuros e actuais pais, que os ensina a compreender melhor as crianças adoptadas e a promover laços afectivos estáveis. O livro dá aos pais estratégias práticas para melhorar a felicidade e a saúde emocional de cada criança. Também explica como podem o trauma e a tristeza afectar o desenvolvimento emocional de cada criança e como melhorar a vinculação, a cooperação e a confiança.

Katja Rowell, Love Me, Feed Me: The Adoptive Parent’s Guide to Ending the Worry About Weight, Picky Eating, Power Struggles, S.l.: Family Feeding Dynamics, 2012.

A relação das crianças que foram adoptadas ou vivem em acolhimento com a comida não é fácil. Muitas vezes, foram alimentadas à força, não tiveram comida suficiente ou não a tiveram quando dela precisavam. Love Me, Feed Me é um guia prático que tem o propósito de ajudar as famílias adoptivas e de acolhimento a criar uma relação saudável à mesa, levando as crianças a experimentar alimentos variados, a eliminar lutas de poder e a ter refeições prazenteiras à mesa.

Susan McNair Blatt, A Guide for Raising Foster Children, Greenwood Publishing Group, 2000. 

Um guia para criar crianças em acolhimento, por Susan McNair Blatt, MD – uma pediatra. Discute com franqueza dificuldades comuns, grandes e pequenas, e oferece sugestões práticas para os resolver, incluindo quando saber chamar um profissional. O livro tenta responder às necessidades das crianças que passam pelo sistema e fornecer informações úteis sobre saúde, comportamento, escola e muitos outros aspectos da vida de uma criança adoptiva. Um recurso fantástico para qualquer família.

Deborah N. Silverstein e Susan Livingston Smith, Siblings in Adoption and Foster Care: Traumatic Separations and Honored Connections, S.L: Praegar, 2008.

Este livro de Deborah N. Silverstein e Susan Livingston Smith mostra como o relacionamento entre irmãos é emocionalmente poderoso e importante, dando às crianças uma sensação de continuidade ao longo da vida, que é por vezes mais relevante do que a que estes estabeleceram com os seus pais biológicos.  Este livro é trata de forma abrangente as questões que os irmãos enfrentam durante o acolhimento ou a adopção e discute maneiras práticas de cultivar laços entre irmãos e estratégias de saúde mental para apoiar esses relacionamentos, problematizando também o direito legal de os irmãos estarem juntos e as questões presentes na adopção internacional.

Daniel J. Siegel, Tina Payne Bryson, Disciplina sem Dramas, Lisboa: Casa das Letras, 2018.

Está na casa de amigos quando o seu filho/a começa uma birra épica. O que vai fazer? Castigá-lo? Dar-lhe um sermão? Qualquer das soluções pode funcionar naquele momento. Mas os efeitos a longo prazo serão praticamente nulos. E, passado pouco tempo, terá de enfrentar nova crise, mais gritaria e desgaste… O cérebro das crianças e adolescentes é muito diferente do nosso. E o modo como reagem a berros, palmadas ou a castigos clássicos é o contrário do que esperamos.

Neurologicamente, nesses momentos de tensão, os filhos/as nada aprendem, logo, tendem a repetir o erro à primeira oportunidade. As crianças só apreendem a mensagem quando as conseguimos acalmar. É esse o primeiro passo. Depois, em vez de se aplicar um longo e inútil sermão, é preciso usar poucas palavras, incisivas e firmes. E o mais importante é repetir a história: atiraste o prato, estragaste os cereais. Nessa altura, elas percebem. E é então que os pais podem conduzir o comportamento da criança para a direcção pretendida.

Lindsey Biel, Raising a Sensory Smart Child, London: Penguin Books, 2009.

Este livro é imprescindível para as crianças com dificuldades sensoriais – aquelas para quem processar as emoções do dia-a-dia é um desafio e que apresentam comportamentos inusuais perante o toque, o movimento, o cheiro ou o som. Os desafios sensoriais afectam muitas vezes as crianças que sofreram um trauma ou negligência na primeira infância, pelo que poderá identificar neste livro comportamentos que a sua criança apresenta,  aprendendo a lidar melhor com eles.

Carol Kranowitz, The Out-of-Sync Child Has Fun, Revised Edition: Activities for Kids with Sensory Processing Disorder (The Out-of-Sync Child Series), S.L. USImports, 2006.

Este guia muito acessível onde se examinam as questões sensoriais, A Criança Fora de Sincronização, tocou os corações e as vidas de milhares de famílias. Neste livro, Carol Stock Kranowitz apresenta mais de cem actividades lúdicas especialmente projectadas para crianças com SPD. Cada actividade deste livro inspirador e prático é SEGURA – Sensorial-Motora, Apropriada, Divertida e Fácil –, para ajudar a desenvolver e organizar o cérebro e o corpo da criança. Se o seu filho/a enfrenta desafios com o toque, o equilíbrio, o movimento, a posição do corpo, a visão, a audição, o olfacto e o paladar, o planeamento motor ou outros problemas sensoriais, este livro apresenta jogos divertidos e envolventes que permitem responder às situações quotidianas.