FAMÍLIA E AMIGOS
1. Importante saber
2. Ideias a repensar
3. Como ajudar

Importante saber

 

Dar apoio a quem decide tornar-se família de acolhimento é fundamental para que esta seja bem-sucedida. Não existem dados sobre as famílias de acolhimento em Portugal, mas sabe-se nos EUA um estudo feito em três estados concluiu que que entre 47% e 62% das famílias de acolhimento deixou de o ser no prazo de um ano depois da primeira integração em casa (Gibbs, 2005).

Segundo Jonathan Rockoff em “Your support system is a key to your longevity as a foster parent” aquilo que permite a algumas famílias superarem o primeiro ano é o seu sistema de apoio.

A família e os amigos são fundamentais, podendo ajudar os pais a enfrentar os desafios que a criança lhes vai apresentando. Segundo o autor: “Durante os cursos de preparação para o acolhimento, as equipas pedem às potenciais famílias que pensem sobre as pessoas que têm nas suas vidas que os podem apoiar quando enfrentam os desafios do acolhimento. Embora isso faça sentido, muitas famílias não percebem o quanto isso é crítico para o seu sucesso futuro, julgam que um sistema de apoio se limita a alguém que oferece descanso ocasional, responde a uma pergunta aqui e ali e é uma caixa de ressonância. Um sistema de apoio pode ser isso tudo, é claro, mas pode e deve ser muito mais. Cada criança em acolhimento é diferente. O mesmo acontece com toda família de acolhimento.

Cada um tem diferentes necessidades e tipos de apoio que os capacitarão para o sucesso”

Traduzido com autorização. Ler original aqui.

 

FAMÍLIA E AMIGOS

Existem muitas maneiras de ajudar os acolhedores e a sua recém-chegada criança, mas nem todas são iguais ao que sucede quando um bebé chega a uma família. A primeira coisa a fazer é respeitar o período de Casulo da família. Isto não quer dizer que não possam ajudar, muito pelo contrário, a família de acolhimento está muitas vezes sobrecarregada e a procurar encontrar uma rotina. A segunda coisa é aproveitarem para ler mais sobre parentalidade terapêutica, de modo a poderem dar uma ajuda sempre que necessário.