ESCOLA
1. Para os professores
2. Para os pais
Para os pais
Nem sempre é possível escolher uma escola ou um colégio que seja sensível à adopção e a questões relacionadas com o trauma, mas os pais podem conversar com os professores e ajudá-los.
Hoje em dia, a principal preocupação de muitas escolas e colégios assenta nas notas e nos resultados dos alunos, o que tem um efeito perverso no caso das crianças adoptadas, que precisam de tempo para se ajustar à nova vida familiar, têm dificuldades de aprendizagem ou a quem, não faltando inteligência, falta muitas vezes confiança e amor-próprio.
Idealmente, o papel da escola no primeiro ano depois da adopção seria unicamente o de ajudar a dar rotina e estabilidade à criança. As notas deveriam passar para segundo ou terceiro plano e a escola deveria ajudar a criança a sentir-se segura, tranquila e a trabalhar as suas competências emocionais e auto-estima. É neste sentido que os pais podem ter um papel importante, ajudando os professores a desvalorizar as notas e preocupando-se em ajudar os seus filhos/as a saber responder emocionalmente aos desafios que a escola coloca. Uma criança com auto-estima, tranquila e confiante aprende melhor.
ALGUMAS IDEIAS
Prepare o seu filho/a. Não podemos controlar o que os outros vão dizer ou fazer, algo que, como pais, muitas vezes esquecemos. O professor do seu filho/a pode ser completamente compreensivo e cooperativo, mas isso não impede que outro aluno faça um comentário sobre como o seu filho/a «não era desejado» ou que «deveria ser mais parecido com a sua família». Converse com o seu filho/a sobre coisas que pode ouvir de outros alunos e ajude-o a encontrar maneiras fáceis de explicar a sua história.
Estabeleça uma linha de comunicação com o professor, explique-lhe que estabilizar a criança é mais importante do que pensar nas suas notas;
Saiba que existe uma diferença entre o desenvolvimento emocional da criança adoptada e a sua idade cronológica. Em casos de adopção é muitas vezes importante adiar a entrada da criança na escola (mantê-la mais um ano na pré-primária, até esta se sentir tranquila e estável);
Peça na escola que tratem a criança como qualquer outro aluno para que ela não se sinta diferente.
Procure informar a escola sobre o impacto do trauma, da negligência e do abandono;
Evite fazer trabalhos de casa com a criança (ela vai estar mais preocupada com o medo que tem em desiludi-la do que com a aprendizagem). Opte por ajudar a criança com a sua aprendizagem de um modo positivo, ou seja, leia livros com ela antes de adormecer, recitem a tabuada de forma divertida no caminho para a escola, façam jogos, cometam erros de propósito para a criança perceber que os pais não são perfeitos;
Diga claramente à criança que ela se deve esforçar, mas que o mais importante para si não são as notas.
PREPARE O SEU FILHO/A PARA LIDAR COM PERGUNTAS OU COMENTÁRIOS SOBRE ADOPÇÃO
- Peça ao seu filho/a para pensar com antecedência sobre como deseja responder a perguntas sobre adopção;
- Ofereça cenários «E se …?» e treine respostas com o seu filho/a;
- Ensine o seu filho/a que lhe cabe a ele/a decidir que informações pessoais quer partilhar. Isso inclui permitir que o seu filho/a escolha como responder a determinadas tarefas na aula, como as árvores genealógicas:
- Ajude o seu filho/a a compreender as possíveis consequências do que diz aos outros;
- Eduque o seu filho/a para usar frases como «Isso é privado» ou «Não quero falar sobre isso»;
- Trabalhe com o seu filho/a para saber responder a declarações gerais sobre adopção que podem ser usadas para educar os colegas;
- Incentive o seu filho/a a orgulhar-se do facto de ser forte e resistente o suficiente para enfrentar as dificuldades iniciais e vir viver com uma nova família.
FICHAS DE APOIO (DISPONÍVEIS EM PORTUGUÊS EM BREVE)
What Teachers Should Know About Adoption, Quality Improvement Center for Adoption & Guardianship Support and Preservation.
Safe and Sound: Responding to the Experiences of Children Adopted or in Foster Care,
A Guide for Early Education and Child Care Providers, American Academy of Pediatrics.
Safe and Sound: Responding to the Experiences of Children Adopted or in Foster Care
A Guide for Teachers, Counselors, and Other Professionals Working with School-Age Children and Youth, American Academy of Pediatrics.