Apresentação

Este site tem como objectivo ajudar pais, cuidadores, família alargada, amigos, assistentes sociais, psicólogos e pediatras a navegarem nas águas da adopção e do acolhimento. Os textos aqui presentes dirigem-se particularmente aos pais e cuidadores, pois serão eles os principais responsáveis no acompanhamento das crianças.

Sabe-se que, depois do período de integração da criança em casa, os pais têm mais tendência a procurarem ajuda junto dos amigos, familiares, pediatras e psicólogos que lhes são próximos do que das equipas de adopção e acolhimento. Na sua maioria, a sociedade está, contudo, mal preparada para responder aos desafios específicos daquilo a que chamamos de parentalidade terapêutica (a capacidade de os pais contextualizarem os comportamentos difíceis das crianças e de saberem responder-lhes de forma adequada). Os pais precisam de se tornar em figuras protectoras, compreensivas e pacientes perante as dificuldades das crianças.

 

FONTES CONSULTADAS

Os textos deste site apoiam-se em investigação recente, parafraseiam autores que têm escrito sobre adopção ou realizado pesquisas na área da adopção, psicologia, neurociência e neuropsiquiatria. Instituições como Child Welfare Information Gateway, Karyn Purvis Institute of Child Development, American Academy of Pediatrics, Spaulding for Children e autores como Johanne Lemieux autorizaram a tradução de alguns dos conteúdos que publicaram sobre estes temas. Cada secção indica a obra de referência usada para a sua redacção e sugere outras leituras.

 

OBJECTIVOS

  • Ajudar pais e cuidadores a perceberem as eventuais consequências do trauma e negligência no cérebro das crianças e a perceberem como podem ajudá-las;
  • Levar pais e cuidadores a compreenderem os motivos pelos quais as técnicas de parentalidade tradicionais não funcionam a longo prazo e como podem adiar o processo de vinculação;
  • Dar aos pais e cuidadores as ferramentas necessárias de uma «parentalidade terapêutica», que ajude a criança a crescer;
  • Informar a família alargada e os amigos sobre a realidade da adopção e do acolhimento;
  • Fornecer fontes de informação adicionais a psicólogos, assistentes sociais, pediatras e professores;
  • Encaminhar os pais para equipas especializadas que os possam aconselhar, visando evitar diagnósticos mal informados.

Comissão Científica

Ana Lavado, psicóloga clínica. Apoio psicoterapêutico a crianças, jovens e adultos. Especialização na intervenção comportamental e cognitiva, nas abordagens relacionais e experienciais/emocionais e no diagnóstico e tratamento de perturbações psicossomáticas. De 2001 até à data, coordenadora de equipas do Ministério da Justiça, na Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, constituídas por técnicos superiores com formação na área das ciências humanas, exercendo funções de gestão, formação e supervisão no âmbito de diagnósticos psicológicos e psicossociais e intervenção psicossocial de jovens e adultos delinquentes.

Cristina Peixoto, President/CEO, Spaulding for Children.

Maria Barbosa Ducharne, Investigadora Principal do Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adoção, CPUP – Centro de Psicologia da Universidade do Porto.

Ana Sílvia Vasques Abelaira é licenciada em psicologia clínica pela Universidade René Descartes, Sorbonne (1983). Trabalha como psicóloga na SCML desde 1985 na área da infância e Juventude. Em 2001, integrou a Equipa de Adopção e tem trabalhado nas suas várias vertentes, estudos de candidaturas, preparação e acompanhamento de transições de crianças para as suas famílias adoptivas, acompanhamento de pré-adopção, atendimento pós adopção e Formação de Candidatos à adopção.

Como funciona o site

As várias secções têm textos breves, que são acompanhados por fichas de apoio e vídeos. Nestas, encontra informação pormenorizada sobre cada tema. Os vídeos escolhidos ajudam a ilustrar o tema, apresentando testemunhos de especialistas, pais e jovens adoptados ou que viveram em acolhimento familiar (os vídeos podem ser vistos de seguida em Para ver).

SE ESTÁ A PENSAR ADOPTAR

Leia Como adoptar e consulte em Adopção de A a Z as secções intituladas Criança Real e Parentalidade Terapêutica. Lembre-se de que nenhuma criança apresentará todas as dificuldades mencionadas, mas que é importante estar a par dos eventuais desafios.

SE JÁ ADOPTOU

Consulte Adopção de A a Z onde poderá informar-se melhor sobre Trauma e aprender a dar resposta a questões específicas (alimentação, sono, entre outras). Não deixe de espreitar os vídeos da Fundação Spaulding em Para ver.

Se tiver dúvidas ou quiser receber mais informações contacte-nos:  adoptareacolher@gmail.com

Apoios

Este projecto tem uma parceria com a Spaulding for Children, que cedeu ao site fichas de apoio e vídeos de formação para assistentes sociais, psicólogos e famílias de acolhimento e adoptivas. O material foi desenvolvido através de financiamento do U.S. DHHS/Children’s Bureau, e pode ser copiado e partilhado. Solicita-se, contudo, que a origem do material seja creditada.

O projecto tem o apoio do Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adoção, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, que colabora na revisão técnica dos conteúdos.

Equipa

Maria Sequeira Mendes é professora auxiliar na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa. Estudou na Universidade Católica de Lisboa (L, 2000) e na Universidade de Lisboa (M, 2005; D, 2012). Entre 2005 e 2017 ensinou na Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Politécnico de Lisboa. Foi Beaufort Visiting Scholar em St John’s College, na Universidade de Cambridge (2016). É mãe através da adopção, o que a levou a estudar o tema, a escrever este site e o livro Adopção Tardia (FFMS).

Sara Carvalho é designer. Estudou Matemática na Universidade de Lisboa. Além dos seus trabalhos gráficos, criou o site dedicado a Alexandre O’Neill  e o site de poesia e crítica Jogos Florais.

Andreia Barbosa é argumentista e produtora de conteúdos. Licenciada em Comunicação Social, realizou documentários, foi jornalista de rádio e televisão (SIC, RTP, Radio France Internationale) e escreveu o filme La Fleur de l’Age (2013). É co-fundadora da Circular Economy Portugal – CEP, associação sem fins lucrativos que promove a economia circular. Colaborou na construção deste site.

Isabel Castro Silva nasceu em 1977 em Lisboa, cidade onde sempre viveu, salvo dois anos em Macau. Licenciou-se em literatura portuguesa e alemã na FLUL e tem o curso de piano do Instituto Gregoriano de Lisboa. Trabalhou desde sempre com livros, como revisora, tradutora literária e editora. Em 2015 fundou a editora Ítaca. Fez a revisão ortográfica dos conteúdos deste site.

Joana Lara Soares é psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. É investigadora pós-doutorada no Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adoção (GIIAA) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pós-graduada em Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes. É acreditada como especialista em investigação em adopção pela Rudd Adoption Research Program da University of Massachussets-Amherst. Desde há 12 anos que se dedica à investigação e intervenção em áreas da Proteção à Infância, particularmente adopção e acolhimento familiar. Faz a revisão científica das fichas de apoio deste site.

Lidia Marôpo é professora adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora integrada no CICS.NOVA. Doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH/Universidade Nova de Lisboa, tem estudado diferentes aspetos da relação entre crianças, jovens e os media. É mãe por adopção e tem grande interesse pelos desafios e alegrias que os pais adoptantes e os seus filhos vivenciam.

Agradecimentos

Fátima Serrano, Joana Meirim, Maria Rita Furtado, Margarida Guerra, Maria Emília Pereira, Marisa F. Falcón, Teresa E. Rodrigues.