CRIANÇA REAL
1. A criança
2. Dificuldades
3. A criança puzzle
4. Efeitos do acolhimento
5. Vinculação
6. Negligência
7. Trauma

Dificuldades
As crianças que chegam a famílias de acolhimento partilham características entre si. Por exemplo:
• DIFICULDADE EM LIDAR COM MUDANÇAS, como uma transferência de escola, uma professora nova de ballet, mudança de casa, etc. Como Johanne Lemieux explica, a regra de ouro é “estabilidade de rotinas, de pessoas e de sítios”;
• DIFICULDADE EM LIDAR COM A MORTE ou a doença de alguém próximo ou de um animal de estimação (o que pode fazer reaparecer comportamentos que os cuidadores julgavam ter ajudado a ultrapassar, como birras ou pesadelos);
• DIFICULDADE EM TOMAR DECISÕES;
• DIFICULDADE EM LER PISTAS SOCIAIS (alguns dos exercícios propostos aqui ajudam a integrar a relação entre aquilo a se chamam os dois lados do cérebro);
• REACÇÕES DE MEDO perante coisas simples, bem como a gritos ou por vezes a uma voz mais ríspida;
• PESADELOS ou dificuldade em adormecer sozinho;
• Em adolescentes ou adultos, dificuldade em pôr fim a uma relação, mesmo quando esta não é satisfatória;
• DIFICULDADE EM TOMAR DECISÕES que não sejam para agradar aqueles de quem as crianças ou os adolescentes mais gostam;
• DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM;
• DIFICULDADES DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL.
• IDADE EMOCIONAL ABAIXO DA IDADE “REAL” (segundo Johanne Lemieux, a criança terá uma diferença de dois anos a nível emocional em relação à sua idade actual).