Apresentação

Este site tem como objectivo ajudar pais, cuidadores, família alargada, amigos, assistentes sociais, psicólogos e pediatras a navegarem nas águas da adopção e do acolhimento. Os textos aqui presentes dirigem-se particularmente aos pais e cuidadores, pois serão eles os principais responsáveis no acompanhamento das crianças.

Sabe-se que, depois do período de integração da criança em casa, os pais têm mais tendência a procurarem ajuda junto dos amigos, familiares, pediatras e psicólogos que lhes são próximos do que das equipas de adopção e acolhimento. Na sua maioria, a sociedade está, contudo, mal preparada para responder aos desafios específicos daquilo a que chamamos de parentalidade terapêutica (a capacidade de os pais contextualizarem os comportamentos difíceis das crianças e de saberem responder-lhes de forma adequada). Os pais precisam de se tornar em figuras protectoras, compreensivas e pacientes perante as dificuldades das crianças.

 

OBJECTIVOS

  • Ajudar pais e cuidadores a perceberem as eventuais consequências do trauma e negligência no cérebro das crianças e a perceberem como podem ajudá-las;
  • Levar pais e cuidadores a compreenderem os motivos pelos quais as técnicas de parentalidade tradicionais não funcionam a longo prazo e como podem adiar o processo de vinculação;
  • Dar aos pais e cuidadores as ferramentas necessárias de uma «parentalidade terapêutica», que ajude a criança a crescer;
  • Informar a família alargada e os amigos sobre a realidade da adopção e do acolhimento;
  • Fornecer fontes de informação adicionais a psicólogos, assistentes sociais, pediatras e professores;
  • Encaminhar os pais para equipas especializadas que os possam aconselhar, visando evitar diagnósticos mal informados.

Como funciona o site

As várias secções têm textos breves, que são acompanhados por fichas de apoio e vídeos. Nestas, encontra informação pormenorizada sobre cada tema. Os vídeos escolhidos ajudam a ilustrar o tema, apresentando testemunhos de especialistas, pais e jovens adoptados ou que viveram em acolhimento familiar (os vídeos podem ser vistos de seguida em Para ver).

SE ESTÁ A PENSAR ADOPTAR

Leia Como adoptar e consulte em Adopção de A a Z as secções intituladas Criança Real e Parentalidade Terapêutica. Lembre-se de que nenhuma criança apresentará todas as dificuldades mencionadas, mas que é importante estar a par dos eventuais desafios.

SE JÁ ADOPTOU

Consulte Adopção de A a Z onde poderá informar-se melhor sobre Trauma e aprender a dar resposta a questões específicas (alimentação, sono, entre outras). Não deixe de espreitar os vídeos da Fundação Spaulding em Para ver.

Se tiver dúvidas ou quiser receber mais informações contacte-nos:  adoptareacolher@gmail.com

FONTES CONSULTADAS

Os textos deste site apoiam-se em investigação recente, parafraseiam autores que têm escrito sobre adopção ou realizado pesquisas na área da adopção, psicologia, neurociência e neuropsiquiatria. Instituições como Child Welfare Information Gateway, Karyn Purvis Institute of Child Development, American Academy of Pediatrics, Spaulding for Children e autores como Johanne Lemieux autorizaram a tradução de alguns dos conteúdos que publicaram sobre estes temas. Cada secção indica a obra de referência usada para a sua redacção e sugere outras leituras.

Apoios

Este projecto tem uma parceria com a Spaulding for Children, que cedeu ao site fichas de apoio e vídeos de formação para assistentes sociais, psicólogos e famílias de acolhimento e adoptivas. O material foi desenvolvido através de financiamento do U.S. DHHS/Children’s Bureau, e pode ser copiado e partilhado. Solicita-se, contudo, que a origem do material seja creditada.

O projecto tem o apoio do Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adoção, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, que colabora na revisão técnica dos conteúdos.