Toque

 

Tal como acontece com olhar nos olhos na criança, o toque é fundamental para que se desenvolva uma relação positiva entre a criança e a família de acolhimento. Contudo, a relação com o toque nem sempre é fácil para crianças que viveram em acolhimento. Algumas delas não têm fronteiras e procuram o colo e o afecto de toda a gente, quer estes sejam familiares ou estranhos, outras reagem mal ao toque e gritam se os acolhedores se aproximam. Só com o tempo se irá transformando a relação das crianças com o toque. Não fique triste, nem leve estas reacções a peito. O tempo ajudará a melhorar tudo.

No primeiro caso, em que as crianças abraçam toda a gente, cabe aos acolhedores repetirem e explicarem as diferenças entre família, amigos, conhecidos e estranhos. Dependendo da idade emocional da criança, isto pode ser feito recorrendo-se ao brinquedo preferido da criança, que pode ser um urso de peluche. Em brincadeira, perguntamos à criança se o seu urso de peluche pode abraçar toda a gente ou só os brinquedos que conhece (elaborando-se toda uma narrativa à volta do assunto). E será que o Urso se pode ir embora no parque com estranhos ou prefere a criança que este regresse para casa com ela? A pouco e pouco, e através de mais histórias como esta, a criança irá aprender a reconhecer estas diferenças.

No segundo caso, no de crianças que não gostam de ser tocadas, há um conjunto de estratégias que pode ir usando (leia as fichas de apoio aqui).

Quando conhece a criança não se esqueça de pedir autorização e de lhe perguntar se lhe pode dar um beijinho ou um abraço. O mesmo quando esta chega a casa e tem por exemplo de lhe dar banho. Se esta tem medo de se despir, procure retirar a atenção do acto de despir e enfatizar a ideia de que o banho é uma coisa positiva (faça um banho às cores, compre bonecos para o banho, etc.).

Lembre-se de que criar proximidade com a criança é importante e de que isto pode ser feito através de cócegas, jogar às palmas, pedir à criança que lhe pinte a cara enquanto pinta a dela, etc. O ideal é encontrarem-se estratégias que vos permitam irem-se conhecendo e criando aproximação.

FICHA DE APOIO

25 maneiras criativas de dar um toque saudável, The Karyn Purvis Institute of Child Development.