Criança Real

A criança real, a que chega a casa dos pais, deve ser celebrada. Os pais devem aprender a reconhecer o impacto da negligência no cérebro para conseguirem ajudar a criança a ultrapassar as suas dificuldades.

Chegada da criança

Lista de perguntas, dicas para o primeiro encontro, regras essenciais a ter presentes. Tudo para que os pais se possam preparar para as etapas iniciais desta aventura.

Em casa

Estabelecimento de rotinas, as fases da adopção, os seus avanços e retrocessos. Sem esquecer as férias, que, apesar de merecidas, podem ser fonte de angústia.

Parentalidade Terapêutica

Educar crianças adoptadas não é o mesmo do que educar as que não o são. Arme-se de informação e nunca duvide de que devagar e com paciência se vai longe.

Crianças

Conheça as necessidades mais importantes na adopção trans-racial, aprenda a distinguir os traços de uma criança parentalizada e a desmistificar a adopção de adolescentes.

Pais adoptivos

Os pais devem aprender a tomar conta de si, para conseguirem apoiar melhor as suas crianças. Saiba mais sobre a depressão pós-adopção e aprenda a reconhecer os sinais que antecipam uma dissolução.

Família e amigos

Aprenda a respeitar o período de adaptação da família adoptiva, a ajudar os pais a compreender a criança e a desfazer os mitos e medos na adopção.

Pais biológicos

Os pais biológicos precisam de aprender a fazer o luto pela criança e a lidar com a perda na adopção, ao mesmo tempo que podem tentar saber como colocar o interesse da criança em primeiro lugar.

Alimentação

A institucionalização deixa, com alguma frequência, traços nos hábitos alimentares das crianças. Aprenda a compreender as razões e técnicas para evitar certos comportamentos.

Sono

Os problemas de sono são uma das maiores dificuldades que os pais adoptivos enfrentam. Conheça-os melhor e seja imaginativo.

Escola

A escola é muitas vezes um desafio para as crianças adoptadas. Professores e pais podem informar-se melhor aqui.

Saúde

Recursos para os pais, pediatras e psicólogos. Fichas de apoio da American Academy of Pediatrics, que ajudam a distinguir os sinais de trauma de problemas de saúde.