A chegada

 

Que devo fazer para preparar a chegada da criança? Que lista de questões posso apresentar às equipas de acolhimento e que devo ter em casa quando esta chega? Nesta secção ainda pode ler sobre as primeiras semanas em casa.

Lista de perguntas

O telefone toca por fim e a família percebe que existe uma criança à sua espera. Nesse momento, que é sempre vivido com emoção, é preciso ser o mais racional possível e pensar se de facto esta terá a capacidade de acolher a criança real, a que é apresentada pelas equipas de acolhimento. Não existem acolhimentos fáceis, por isso cabe à família perceber se, no momento das suas vidas em que o telefone toca, tem a consistência e solidez emocionais necessárias para acolherem a criança.

Quando a decisão está tomada e se vão conhecer as equipas responsáveis pelo caso, a família pode e deve fazer uma série de perguntas. Estas ajudá-la-ão a saber que fazer nos primeiros dias e facilitarão a transição da criança para a nova casa. A família deve lembrar-se de que quanto mais familiares forem o ambiente e as rotinas, menos difícil é a transição para a criança.

A criança

• Como é a relação da criança com pessoas que não conhece?

• Como é a relação da criança com adultos?

• Como é a relação da criança com outras crianças?

• Existe alguma coisa que não goste que as outras pessoas lhe façam? (que a tratem por um diminutivo do seu nome, que lhe toquem em alguma parte do corpo ou rosto?)

• Gosta de abraços e beijos?

• Passa muito tempo à procura do afecto dos cuidadores ou prefere estar sozinha?

• O que conhece a criança do “mundo exterior”?

• Como lidam os cuidadores com os comportamentos difíceis da criança?

• O que se deve evitar?

• Quais os hábitos da família de origem ou da casa de acolhimento residencial em que estava?

• Quais os gatilhos da criança?

Noites

• A criança adormece facilmente ou requer algum tipo de ritual?

• Necessita de luz de presença, tem medo do escuro ou dorme com a porta aberta?

• Tem pesadelos?

• Precisa de dormir com um objeto (peluche, manta, etc.)? Prefere ter peso em cima? Gosta de peluches?

• Prefere ouvir música antes de adormecer?

• Que tipo de noite tem (dorme tranquilamente a noite toda ou acorda muitas vezes durante a noite)?

Higiene / vestuário

• Sabe despir-se/vestir-se sozinha ou precisa de ajuda?

• Toma banho sozinha?

• Como reage quando os adultos lhe dão banho?

• Que tamanho de roupa veste?

• Que tamanho calça?

• Qual o sabor da pasta de dentes usado em casa da sua família de origem ou da sua casa de acolhimento?

A escola

• Já está na escola?

• Tem dificuldades de aprendizagem?

• Que informação dar na escola nova?

• Como ajudar no período de transição?

Rotina

• Quais são as rotinas a que a criança está habituada na casa de acolhimento ou na sua família de origem?

• A que horas se levanta e se deita?

• A que horas são as suas refeições?

Os pais devem lembrar-se de que a fase de transição corre melhor se os horários a que as crianças estão habituadas se mantiverem nos primeiros tempos.

Alimentação 

• Que costuma a criança comer a cada refeição? De que não gosta?

• Come muito ou pouco? Chora quando come? Que estratégias usar?

• Como são feitas as restantes refeições principais?

• A criança costuma comer ou beber leite antes de se deitar?

• A criança come fruta e legumes?

• A criança prefere carne ou peixe?

• Quais são os alimentos/pratos que mais aprecia?

Saúde

• Tem problemas de saúde?

• Toma bem os medicamentos?

• A que horas deve dar a medicação?

• Que fazer quando não a quer receber?

• Recebeu vacinas?

• A criança é acompanhada por um psicólogo?

• Será possível manter a terapia?

Quarto / Brincadeiras

• Quais são os seus brinquedos preferidos?

• Tem algum boneco/personagem favorita?

• Quais são as actividades que mais aprecia?

• Gosta de estar/brincar sozinha ou prefere estar acompanhada?

Roupa e quarto

• Quando saiu da casa de acolhimento ou da sua família de origem, que levou com ela?

• Que se deve ter em casa?

• De que brinquedos gosta?

• Como preparar o quarto da criança?