A chegada

 

Que devo fazer para preparar a chegada da criança? Que lista de questões posso apresentar às equipas de acolhimento e que devo ter em casa quando esta chega? Nesta secção ainda pode ler sobre as primeiras semanas em casa.

Lista de perguntas

O telefone toca por fim e a família percebe que existe uma criança à sua espera. Nesse momento, que é sempre vivido com emoção, é preciso ser o mais racional possível e pensar se de facto esta terá a capacidade de acolher a criança real, a que é apresentada pelas equipas de acolhimento. Não existem acolhimentos fáceis, por isso cabe à família perceber se, no momento das suas vidas em que o telefone toca, tem a consistência e solidez emocionais necessárias para acolherem a criança.

Quando a decisão está tomada e se vão conhecer as equipas responsáveis pelo caso, a família pode e deve fazer uma série de perguntas. Estas ajudá-la-ão a saber que fazer nos primeiros dias e facilitarão a transição da criança para a nova casa. A família deve lembrar-se de que quanto mais familiares forem o ambiente e as rotinas, menos difícil é a transição para a criança.

A criança

  • Como é a relação da criança com pessoas que não conhece?
  • Como é a relação da criança com adultos?
  • Como é a relação da criança com outras crianças?
  • Existe alguma coisa que não goste que as outras pessoas lhe façam? (que a tratem por um diminutivo do seu nome, que lhe toquem em alguma parte do corpo ou rosto?)
  • Gosta de abraços e beijos?
  • Passa muito tempo à procura do afecto dos cuidadores ou prefere estar sozinha?
  • O que conhece a criança do “mundo exterior”?
  • Como lidam os cuidadores com os comportamentos difíceis da criança?
  • O que se deve evitar?
  • Quais os hábitos da família de origem ou da casa de acolhimento residencial em que estava?
  • Quais os gatilhos da criança?

Alimentação 

  • Que costuma a criança comer a cada refeição? De que não gosta?
  • Come muito ou pouco? Chora quando come? Que estratégias usar?
  • Como são feitas as restantes refeições principais?
  • A criança costuma comer ou beber leite antes de se deitar?
  • A criança come fruta e legumes?
  • A criança prefere carne ou peixe?
  • Quais são os alimentos/pratos que mais aprecia?

Higiene / vestuário

  • Sabe despir-se/vestir-se sozinha ou precisa de ajuda?
  • Toma banho sozinha?
  • Como reage quando os adultos lhe dão banho?
  • Que tamanho de roupa veste?
  • Que tamanho calça?
  • Qual o sabor da pasta de dentes usado em casa da sua família de origem ou da sua casa de acolhimento?

Rotina

  • Quais são as rotinas a que a criança está habituada na casa de acolhimento ou na sua família de origem?
  • A que horas se levanta e se deita?
  • A que horas são as suas refeições?

Os pais devem lembrar-se de que a fase de transição corre melhor se os horários a que as crianças estão habituadas se mantiverem nos primeiros tempos.

Noites

  • A criança adormece facilmente ou requer algum tipo de ritual?
  • Necessita de luz de presença, tem medo do escuro ou dorme com a porta aberta?
  • Tem pesadelos?
  • Precisa de dormir com um objeto (peluche, manta, etc.)? Prefere ter peso em cima? Gosta de peluches?
  • Prefere ouvir música antes de adormecer?
  • Que tipo de noite tem (dorme tranquilamente a noite toda ou acorda muitas vezes durante a noite)?

Saúde

  • Tem problemas de saúde?
  • Toma bem os medicamentos?
  • A que horas deve dar a medicação?
  • Que fazer quando não a quer receber?
  • Recebeu vacinas?
  • A criança é acompanhada por um psicólogo?
  • Será possível manter a terapia?

Quarto / Brincadeiras

  • Quais são os seus brinquedos preferidos?
  • Tem algum boneco/personagem favorita?
  • Quais são as actividades que mais aprecia?
  • Gosta de estar/brincar sozinha ou prefere estar acompanhada?

Roupa e quarto

  • Quando saiu da casa de acolhimento ou da sua família de origem, que levou com ela?
  • Que se deve ter em casa?
  • De que brinquedos gosta?
  • Como preparar o quarto da criança?

A escola

  • Já está na escola?
  • Tem dificuldades de aprendizagem?
  • Que informação dar na escola nova?
  • Como ajudar no período de transição?