PREPARAR A CHEGADA
1. Lista de perguntas
2. Coisas a ter em casa
3. Conhecer a família de origem
4. Como falar da família de origem com a criança
5. Trabalhar com as equipas
6. Que gostaria de ter sabido
A chegada
Que devo fazer para preparar a chegada da criança? Que lista de questões posso apresentar às equipas de acolhimento e que devo ter em casa quando esta chega? Nesta secção ainda pode ler sobre as primeiras semanas em casa.
Lista de perguntas
O telefone toca por fim e a família percebe que existe uma criança à sua espera. Nesse momento, que é sempre vivido com emoção, é preciso ser o mais racional possível e pensar se de facto esta terá a capacidade de acolher a criança real, a que é apresentada pelas equipas de acolhimento. Não existem acolhimentos fáceis, por isso cabe à família perceber se, no momento das suas vidas em que o telefone toca, tem a consistência e solidez emocionais necessárias para acolherem a criança.
Quando a decisão está tomada e se vão conhecer as equipas responsáveis pelo caso, a família pode e deve fazer uma série de perguntas. Estas ajudá-la-ão a saber que fazer nos primeiros dias e facilitarão a transição da criança para a nova casa. A família deve lembrar-se de que quanto mais familiares forem o ambiente e as rotinas, menos difícil é a transição para a criança.
A criança
- Como é a relação da criança com pessoas que não conhece?
- Como é a relação da criança com adultos?
- Como é a relação da criança com outras crianças?
- Existe alguma coisa que não goste que as outras pessoas lhe façam? (que a tratem por um diminutivo do seu nome, que lhe toquem em alguma parte do corpo ou rosto?)
- Gosta de abraços e beijos?
- Passa muito tempo à procura do afecto dos cuidadores ou prefere estar sozinha?
- O que conhece a criança do “mundo exterior”?
- Como lidam os cuidadores com os comportamentos difíceis da criança?
- O que se deve evitar?
- Quais os hábitos da família de origem ou da casa de acolhimento residencial em que estava?
- Quais os gatilhos da criança?
Alimentação
- Que costuma a criança comer a cada refeição? De que não gosta?
- Come muito ou pouco? Chora quando come? Que estratégias usar?
- Como são feitas as restantes refeições principais?
- A criança costuma comer ou beber leite antes de se deitar?
- A criança come fruta e legumes?
- A criança prefere carne ou peixe?
- Quais são os alimentos/pratos que mais aprecia?
Higiene / vestuário
- Sabe despir-se/vestir-se sozinha ou precisa de ajuda?
- Toma banho sozinha?
- Como reage quando os adultos lhe dão banho?
- Que tamanho de roupa veste?
- Que tamanho calça?
- Qual o sabor da pasta de dentes usado em casa da sua família de origem ou da sua casa de acolhimento?
Rotina
- Quais são as rotinas a que a criança está habituada na casa de acolhimento ou na sua família de origem?
- A que horas se levanta e se deita?
- A que horas são as suas refeições?
Os pais devem lembrar-se de que a fase de transição corre melhor se os horários a que as crianças estão habituadas se mantiverem nos primeiros tempos.
Noites
- A criança adormece facilmente ou requer algum tipo de ritual?
- Necessita de luz de presença, tem medo do escuro ou dorme com a porta aberta?
- Tem pesadelos?
- Precisa de dormir com um objeto (peluche, manta, etc.)? Prefere ter peso em cima? Gosta de peluches?
- Prefere ouvir música antes de adormecer?
- Que tipo de noite tem (dorme tranquilamente a noite toda ou acorda muitas vezes durante a noite)?
Saúde
- Tem problemas de saúde?
- Toma bem os medicamentos?
- A que horas deve dar a medicação?
- Que fazer quando não a quer receber?
- Recebeu vacinas?
- A criança é acompanhada por um psicólogo?
- Será possível manter a terapia?
Quarto / Brincadeiras
- Quais são os seus brinquedos preferidos?
- Tem algum boneco/personagem favorita?
- Quais são as actividades que mais aprecia?
- Gosta de estar/brincar sozinha ou prefere estar acompanhada?
Roupa e quarto
- Quando saiu da casa de acolhimento ou da sua família de origem, que levou com ela?
- Que se deve ter em casa?
- De que brinquedos gosta?
- Como preparar o quarto da criança?
A escola
- Já está na escola?
- Tem dificuldades de aprendizagem?
- Que informação dar na escola nova?
- Como ajudar no período de transição?